quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

 



Realizada entre os dias 28 de dezembro e 02 de janeiro, com participação no evento Virada do Ano com Jesus, realizado no dia 31 de dezembro, na sede da Renovação Carismática Católica (RCC), a Missão Nacional da RCC Brasil, Jesus no Litoral (JNL), 11ª edição Maranhão, reuniu 160 jovens missionários carismáticos, de todo o Estado, quebrando um jejum de missão presencial causado pela pandemia e levando esperança e alegria à população local e turistas, nesse período de festas de final de ano.



Em plena transição de Presidências em nível de Estado e em São Luís, o QG dos missionários, que foi instalado na Escola Modelo, Centro de São Luís, recebeu a presença da Presidente do Conselho Estadual, Luzivane Galvão da cidade de Codó/ MA, que participou pela primeira vez da missão e ficou hospedada com os missionários. “Foi minha primeira experiência na Missão Jesus no Litoral...vi e senti de perto, o quanto a juventude carismática do Maranhão tem a ofertar para aqueles que mais necessitam de um sorriso, uma palavra um apoio físico ou material”, testemunha Luzivane.



O JNL também marcou o jubileu de 25 anos de trabalho de evangelização e formação da RCC com os jovens, no Maranhão, que chegou no Estado, em 1996, com ação iniciada na Diocese de Imperatriz/MA

Para Antônio Cunha, coordenador do MJ em São Luís/MA, a dedicação dos jovens está relacionada diretamente ao chamado de Deus para ajudarem os mais necessitados, de fé e de ajuda material: “É importante relembrar a todos que Deus não os abandonou! Que eles não desistam pois Deus está ao lado deles. Por isso vamos às ruas, para declarar esse Amor incondicional aos lugares e aos corações mais sedentos”. Antônio Cunha coordena a missão da juventude carismática junto com a esposa, Izamara. 



O casal se conheceu na 4ª edição do JNL, em 2013 e casaram em 2019. Ambos afirmam a importância das famílias, sobretudo dos jovens casais, em ações voltadas para a juventude: "A missão Jesus no Litoral proporciona a quem participa uma mudança na visão de mundo sobre valores, ajuda ao próximo e dignidade humanadiz Izamara, e acrescenta: "Não é só uma missão onde nós levamos o Amor, mas nós nos sentimos amados. Ao participarmos enquanto um casal de jovens, que assumiram a missão de construir uma família com valores cristãos, testemunhamos que é possível o SIM pra toda vida e que devemos sempre acreditar que por maiores que sejam as vicissitudes, os problemas não devem ser maiores do que a nossa esperança e amor à vida". Antônio e Izamara possuem um filho no Céu, Luís Antônio.




 Nesse ano, enquanto preparavam a missão JNL2021/2022, o casal engravidou, mas a criança faleceu com 16 semanas de vida intrauterina. A experiência foi difícil, mas a fé do casal os fez transformar as dificuldades, em sementes de esperança para seguir confiando em Deus e numa sociedade melhor.



Seguindo a missão de desbravar a Grande Ilha do Maranhão, a edição 2021/2022 chegou nas praias do Araçagi e da Raposa, onde realizaram evangelização de “porta a porta” nas palafitas, celebraram missas e percorreram trilhas, no dia 31 de dezembro. As ações foram acompanhadas pelo jovem sacerdote, pároco da pequena Igreja de São Pedro



Apóstolo, paróquia matriz da Raposa, padre Marcos André Lima testemunhou que a cultural religiosa local, no município de Raposaé predominantemente protestante, contudo, ele ficou feliz pelo fato da missão ter sido acolhida por todos os credos, até mesmo por eles. “Foi uma alegria acolher essa ação missionária nas ruas da Raposa. Andar de casa em casa e abençoá-los foi como levar o próprio Cristo encarnado àquelas famílias”, declarou padre Marcos.

Padre Thiago 


Em São Luís, a ação concentrou-se no Centro da cidade, onde realizaram um trabalho de Pastoral de Rua, levando doação de comida, cuidados pessoais como corte de cabelo e unhas, além de atividades destinadas para o público infantil, realizaram grupos de oração para crianças e ações no Hospital Materno Infantil.





Famílias e bike na 11ª edição JNL Entre as várias histórias que brindaram essa retomada das missões presenciais, estão a de Josué Oliveira Júnior [coordenador estadual do MJ], que levou toda a família (esposa, filhos e mãe) para viver a missão JNL. “A minha família foi e é a maior missão que Deus me deu. Já enfrentamos poucas e boas para chegar até aqui, e hoje buscamos testemunhar, que é possível ter uma família santa e que sirva ao senhor, pois a nossa juventude precisa de referências”, reforça Júnior.




Outro testemunho impactante do Jesus no Litoral foi a do jovem missionário Carlos Bruno Mendes, que atravessou de Ferry boat, de Pinheiro à capital, com sua bicicleta para participar da missão. Bruno é um jovem pinheirense que faz do pedal sua terapia e fonte de energia para a vida. Atravessar de bicicleta para São Luís e participar da missão JNL, teve um significado todo especial. “Quando estou pedalando, Deus me dá a oportunidade de agradecer pela vida, de contemplar a natureza e por isso resolvi levar para a missão. E atravessar no ferry boat com ela, minha bike, me fez lembrar que os desafios são para serem vencidos. 

E todo jovem deve se desafiar no que tem como objetivo. Traçar e correr atrás do que quer”, disse feliz Carlos Bruno, que ainda completou que da bike vem seu lema de vida com Deus: “Pouca bagagem e muita fé”. Que caminhar com Deus é dispensar o desnecessário no caminho e levar muita fé em tudo.




Entenda a proposta da Missão Jesus no Litoral A origem do Jesus no Litoral se deu no Paraná, quando jovens que participavam a Jornada Mundial da Juventude [JMJ] acolheram a proposta feita pelo Papa São João

Paulo II – considerado o Papa da Juventude – que deveriam utilizar das características de seu estado de vida (vitalidade, criatividade, ousadia, intrepidez) para evangelizar o mundo.



Assim, em 2002, aconteceu a primeira edição brasileira, no litoral paranaense, em 2006 chegou no primeiro Estado fora do Paraná, o Rio Grande do Sul e no ano de 2012, foi realizada a primeira edição no Maranhão, primeiro Estado do Nordeste a realizar a missão.



O evento tem como objetivo realizar o querigma (primeiro anúncio do Evangelho) para jovens, adultos, idosos e crianças, levando esperança e alegria, com palavras Bíblicas, oração, celebração dos sacramentos da missa e música, conduzidos pela criatividade, intrepidez e vitalidade dos jovens. Nas abordagens, os jovens fazem o convite para que aqueles que receberam a mensagem, possam participar da paroquia mais próxima de sua casa ou busquem uma melhor forma de viver sua participação na Igreja.



Em 2020, devido a pandemia, os missionários do Estado não se reuniram na Grande Ilha para o JNL, ficando em suas respectivas Dioceses (Bacabal, Balsas, Brejo, Caxias do Maranhão, Coroatá, Carolina, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, Viana, Zé Doca) e os jovens da São Luís, realizaram uma edição especial, chamada Jesus na Ilha [JNI]. A edição de 2021/2022 quebre esse jejum de missões e reinaugura um novo tempo.



0 comentários:

Postar um comentário

ARMAZÉM PARAÍBA

ARMAZÉM PARAÍBA
Sucesso em qualquer lugar!

PEDREIRAS FELIZ

PEDREIRAS FELIZ
Lugar de gente feliz

INSTITUTO PEDREIRENSE DE EDUCAÇÃO E EXTENSÃO

INSTITUTO PEDREIRENSE DE EDUCAÇÃO E EXTENSÃO
Seu futuro começa aqui!

Clínica Santo Expedito

Clínica Santo Expedito
Sua saúde merece o melhor!

Ótica Madrid

Ótica Madrid
Cuidando da saúde dos seus olhos

Dr. Jailson Silva

Dr. Jailson Silva
Advogado

Novelty telecom

Novelty telecom
Lima Campos

BRASIL GÁS

BRASIL GÁS
LIMA CAMPOS

DR. MATEUS ATTA

DR. MATEUS ATTA
ADVOGADO

Receber Noticias

Facebook