quarta-feira, 12 de janeiro de 2022


A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.


Esta semana a Secretaria Municipal de Educação comemorou o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido por toda equipe de profissionais que fazem parte do programa Busca Ativa Escolar no município.


O resultado desse trabalho “Trata-se de uma metodologia pela qual o Unicef e seus parceiros conectam os gestores de diferentes setores públicos, como Educação, Saúde, Assistência Social, entre outros, para a identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender”, disse a secretaria de educação Sônia Abreu que parabenizou toda equipe empenhada em um único objetivo. Para o prefeito Dr. Deibson Balé são iniciativas como está que a cada dia lhe incentiva a trabalhar cada vez em prol da educação. O site nova escola destacou o  seguinte conteúdo.

O período de ensino remoto também foi o momento em que a estratégia da busca ativa foi mais utilizada por uma equipe em Trizidela do Vale (MA). “Fizemos chamadas públicas pelas ruas, conscientizando as famílias da importância do vínculo escolar e temos trabalhado para não deixar nenhum aluno fora da escola”, conta Gerlane Aragão Aguiar, coordenadora da Busca Ativa Escolar na região. 

Não bastasse os efeitos da pandemia, anualmente as fortes chuvas provocam enchentes e alagamentos na cidade. Diversas famílias precisam recorrer aos abrigos e, com isso, muitos alunos deixam de ir à escola — até porque algumas unidades acabam se tornando refúgios para os que foram afetados pela chuva. 

Por isso, uma das ações da equipe de Gerlane foi detectar em quais abrigos os estudantes estavam localizados para ajudar na manutenção do vínculo com a escola.  Atualmente, a equipe acompanha 142 casos registrados na plataforma da Busca Ativa Escolar, dos quais 106 surgiram com a pandemia. 


Para este ano, já está no nosso plano de ação buscar parcerias com as igrejas, grupos culturais de dança, ballet e capoeira, e com as escolinhas de futebol. Vamos tentar seguir essa linha e fazer um trabalho de conscientização [da importância de permanecer na escola] com as pessoas que empregam adolescentes”, compartilha Gerlane.


Assessoria de comunicação da prefeitura de Trizidela do Vale.

0 comentários:

Postar um comentário

INSTITUTO PEDREIRENSE DE EDUCAÇÃO E EXTENSÃO

INSTITUTO PEDREIRENSE DE EDUCAÇÃO E EXTENSÃO
Seu futuro começa aqui!

ARMAZÉM PARAÍBA

ARMAZÉM PARAÍBA
Sucesso em qualquer lugar!

PEDREIRAS FELIZ

PEDREIRAS FELIZ
Lugar de gente feliz

Dr. Jailson Silva

Dr. Jailson Silva
Advogado

Novelty telecom

Novelty telecom
Lima Campos

Receber Noticias

Facebook