quinta-feira, 14 de outubro de 2021

 


O secretário de agricultura de Lima Campos Riba Braga e o secretário de agricultura de Peritoró Sandro Montenegro, participaram 28° AgriNordeste em Recife/PE e conheceram novas técnicas de comercialização em diversas área rurais, que será muito importante para o desenvolvimento em suas cidades e beneficiaram em futuro bem próximo, os trabalhadores rurais dos dois municípios. 

     

Riba Braga com o ministro de agricultura Gilson Machado Neto. 
Sandro Montenegro com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae,  Raimundo Coelho.


Além dos dois secretários, vários produtores maranhenses participaram da 28° AgriNordeste e tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento sobre políticas públicas de incentivo aos pequenos negócios do Agro e parcerias com instituições para troca de tecnologia com vistas à melhoria da qualidade da produção e aumento da renda.  



Os caravaneiros acompanharam o seminário sobre a Modernização do Setor Primário da Economia Nordestina, com 71 palestras realizadas em nove auditórios. Os temas abordados foram atualidades, apicultura, avicultura, bovinocultura de leite, cana-de-açúcar, caprinovinocultura, floricultura e jardinagem, fruticultura, horticultura e turismo rural, além das visitas técnicas a empreendimentos rurais que são casos de sucesso na região.

 

Na visita à Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Litoral Sul Paraibano (Coopasa), localizada em Sapucarana, município de Bezerros, a 120 Km de Recife, os maranhenses conheceram mais sobre o cultivo de hortaliças e a importância das parcerias para o desenvolvimento dos empreendimentos rurais.

 

Para a produtora de hortaliças, Nádia Benedita Silva, da zona rural de Rosário, esta foi uma experiência impactante na missão. “Conhecer como os produtores superam a escassez de água, trabalham em grupo e conseguem produzir com qualidade e ter ótimos resultados, são exemplos que nos motivaram”, enfatizou.

 

Já no alambique da cachaça orgânica Sanhaçu, os maranhenses viram o sincronismo da produção e trocaram informações sobre a transformação de um negócio familiar em uma empresa rentável e referência no mercado.  O processo de fabricação de destilados e administração do negócio de forma responsável e sustentável foi outra experiência vivenciada pelos produtores.

 

Foi um privilégio conhecer esse processo de produção aqui no alambique da Sanhaçu, isso nos inspira, vou levar esse conhecimento para a minha empresa e outros empreendedores do nosso município”, pontuou Diego Frota, produtor de cachaça de Lago dos Rodrigues.


A AgriNordeste foi realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, no período de 6 a 8 de setembro, com 290 estandes, reunindo expositores de 13 estados de variados segmentos do agronegócio, oportunizando aos empreendedores rurais do Maranhão mostrar e comercializar produtos dos alambiques de Vargem Grande, Sucupira do Riachão e Passagem Franca; dos apicultores de Bacabeira e dos artesãos de São João do Pilão, povoado do município de Brejo.


O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho, juntamente com o diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho, visitaram a Feira e conversaram com o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que esteve no evento para lançar um programa de incentivo ao turismo rural e de aventura.

Raimundo Coelho ressaltou o comprometimento do Sebrae em apoiar os empreendedores rurais e a importância de proporcionar essa troca de conhecimento para fortalecimento dos pequenos negócios do campo.

Estamos felizes em trazer essa caravana para a Agrinordeste. Nossos produtores voltam para casa abastecidos de informações e mais preparados para tocar seus negócios. A AgriNordeste oportunizou conhecimento de novas tecnologias e vivências de novas experiências que serão úteis no trabalho diário que eles desenvolvem”, concluiu o presidente do CDE do Sebrae Maranhão. 





0 comentários:

Postar um comentário

PEDREIRAS FELIZ

PEDREIRAS FELIZ
Lugar de gente feliz

Clínica Santo Expedito

Clínica Santo Expedito
Sua saúde merece o melhor!

Ótica Madrid

Ótica Madrid
Cuidando da saúde dos seus olhos

Ótica Vitória

Ótica Vitória
A sua visão em primeiro lugar!

Novelty telecom

Novelty telecom
Lima Campos

BRASIL GÁS

BRASIL GÁS
LIMA CAMPOS

Dr. Jailson Silva

Dr. Jailson Silva
Advogado

DR. MATEUS ATTA

DR. MATEUS ATTA
ADVOGADO

Receber Noticias

Facebook