quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
 O Prefeito de Lima Campos, Jailson Fausto (PL) concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira, dia 18, para o programa Tribuna 101 no estúdio da Rádio Cidade FM de Pedreiras.
 Em conversa com os comunicadores “Klebinho” Branco e “Ribinha” da FM, o prefeito Jailson fez um balanço do ano de 2019 e ressaltou o progresso alcançado pela administração e principalmente, pela população limacampense, mas não deixou de falar das dificuldades, que todos os municípios e o Brasil vem passando.
                                 
 O prefeito Jailson Fausto esteve ao lado do vereador Ney Braga (DEM) e do assessor de projetos da Prefeitura Thadeu Pereira. Ele falou dos inúmeros investimentos em infraestrutura, avanços na área da agricultura, esporte, social...
     
 De acordo com o prefeito, a realização de entrevista à rádio fortalece o compromisso com a transparência da administração municipal. “A responsabilidade com a gestão pública e o respeito à população no emprego de verbas devem ser tratados com clareza e a nossa intenção é manter a população sempre informada sobre todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura”, ressaltou o prefeito.





 Logo após, seguiu falando sobre a infraestrutura da cidade, no qual, afirmou que o Município está praticamente 100% asfaltado, ressaltando ainda que recentemente houve uma licitação para asfaltar todos os povoados, no qual, será realizado o trabalho com recursos próprios a partir de 2020. Disse ainda que foi gratificado com mais 5 KM de asfalto através do Deputado Jucelino Filho, e tal, será usado para interligar o Município de Lima Campos ao Povoado Nova Salvação. Outro recurso conseguido (esse, através do Presidente da FAMEM e Prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier), possibilitou a interligação o Povoado Bom Jesus ao Povoado Santa Maria dos Fernandes, sendo essa a maior estrada vicinal de Lima Campos, cerca de 8 KM.  


No quesito de obras, O Prefeito afirmou que a Arena de Beach Soccer, o parque infantil, academia ao ar livre e a pista de caminhada serão inaugurados no dia 15 de janeiro, sendo esse um centro de lazer para a cidade. Outra obra citada é a do Canteiro central, no qual estão atualmente testando a iluminação de Leds na cidade para verificar a qualidade da mesma.  Nesse mesmo dia 15, também será inaugurado o Mercado da Agricultura familiar, especifico somente para os agricultores da região, localizado ao lado da Prefeitura de Lima Campos. Na cidade, já há Mercado Municipal, porém, o prefeito teve a humildade de dizer que esse mesmo está decadente por falta de pessoas para trabalhar no local, atualmente, há somente 04 postos funcionando. Em relação à tal assunto, Jailson afirmou que há um projeto em andamento para realizar a reforma do Mercado para atrair pessoas para que possam trabalhar no comércio.  

Em relação ao Turismo, no qual atualmente Lima Campos tem se destacado, o Prefeito afirmou que a gestão tem se voltado para área, pois o Município é pequeno e que tem dificuldade para geração de empregos, porém, é um atrativo para o turismo. Dentre os principais pontos para tal, estão o Morro do Cruzeiro, Parque Aquática Península, além de uma Prainha completa citada pelo prefeito como uma futura obra. Jailson citou ainda que estão urbanizando a Orla, no qual está sendo tirado através de drenagem toda a poluição do balneário. Foi exaltada ainda a construção do bosque através da emenda do Deputado Estadual Raimundo Louro em parceria com a cidade de Lima Campos.  


No quesito de Segurança, no qual Jailson afirmou que a cidade de Lima Campos está praticamente 100% monitorada, com aproximadamente 23 câmeras funcionando durante o dia inteiro na cidade. Ressaltou que o Município vive um momento de tranquilidade em relação à criminalidade.  

O Prefeito falou sobre a questão dos Royalties, no qual, ele citou que o recurso é investido totalmente na infraestrutura da cidade, visto que tal capital não pode ser usado para pagamento “pessoal”.  
O Prefeito citou sobre o mapa digital implantado na cidade de Lima Campos desde 2013, tal intenção, se dá por conta da facilidade e segurança de realizar projetos no Município. Segundo ele, devido ao benefício oferecido pela Mapa, tal implantação se torna barata.  
Sobre os loteamentos populares, o Prefeito explicou que já há um terreno das gestões anteriores, esse mesmo, será doado para a população que necessita, sendo dado preferência para mães solteiras que não possuem residências para morar, no total, são 160 lotes. Jailson explicou ainda, que vendo a grande necessidade de moradia própria na cidade, a gestão comprou mais 02 terrenos com recursos próprios (que segundo ele, terá aproximadamente 500 lotes), para oferecer para a população necessitada.  

Sobre questão da água em Lima Campos, Jailson explicou que no Município havia vários problemas em relação à isso, principalmente na zona urbana, no qual existia somente um poço artesiano para toda a cidade. Todavia, com muita luta, segundo o Prefeito, tal problema foi resolvido na zona urbana, e atualmente se encontra estável. Já na zona rural, Jailson explicou que é uma situação mais complicada, porém, ele citou que já foram perfurados 04 poços com recursos próprios, e ainda, estão perfurando mais 02 em convênio com a FUNASA (Fundação Nacional da Saúde), e ainda estão licitados mais 04 poços artesianos que serão feitos também com recursos próprios do Município, para que assim o problema de água potável possa ser solucionado permanentemente.  


Em relação ao Projeto “Parque Solar”, o Prefeito explicou que será construído, através do Banco do Brasil com um financiamento de 1.500.000,00 (um milhão e meio), um parque que irá gerar energia para todos os prédios públicos do Município, diminuindo consideravelmente assim, o gasto com energia pública na cidade. 

No quesito Educação, Jailson afirmou que foram reformadas e ampliadas escolas em vários povoados, como o Colégio Francisco Barreto, que foi doado pelo governo do Estado, e agora o Município está renovando o local completamente, como previsão de entrega para o meio do ano de 2020. Ele disse ainda que tem investido bastante nos professores, visto que a cidade tem um grave problema em relação aos efetivos, porém, segundo Jailson, a gestão tem se empenhado para oferecer a melhor estrutura para os mesmos.   


Em relação aos Esportes, o Prefeito afirmou que será inaugurado nesse dia 15 um ginásio poliesportivo dentro da escola Artur Azevedo, sendo feita toda urbanização fora do mesmo, com uma praça em frente. Já na zona rural, o Povoado Centrinho será contemplado também um ginásio, que está atualmente na reta final de construção. No total, serão construídos cinco ginásios, sendo 04 deles na zona rural. O Prefeito citou ainda alguns eventos realizados no Município, como a Copa Rural, realizada todo mês de junho, e o Lama Campos, aonde são reunidos todos os anos, mais de 5 mil pessoas no maior rally do Médio mearim 

Em relação à assistência social ao Município de Lima Campos, o Prefeito explicou que no total são 100 famílias atendidas através do Programa “Criança Feliz”, com acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. Jailson Fausto também citou o “Programa Vale Gás”, no qual ele afirmou que tal programa ficará marcado na vida dos moradores do Município, aonde mais de 2000 famílias foram agraciadas pelo projeto de distribuição de gás na cozinha. 

Em relação ao recurso da FUNDEB, ele esclareceu que é favorável à divisão do capital com os professores, visto que, segundo ele, as escolas do Município têm uma estrutura de qualidade. Porém, ressalvou que respeitará a decisão do Ministério Público.  

Em relação à Saúde, Jailson afirmou que os serviços oferecidos para a população são de muita qualidade, visto que atualmente, a cidade conta com várias equipes de médicos especialistas em Ortopedia, Psiquiatria, Pediatria, Oftalmologia, Cirurgia e consultas, assim como plantonistas no hospital Municipal, e um centro de saúde a mulher, dentre outros. Somente no primeiro semestre, foram realizados cerca de 28.296 consultas médicas, 632 internações, 15.674 atendimentos de emergência, 1.927 Exames Laboratoriais, 76 partos, e muitos outros. O Prefeito citou que o prédio do SAMU (Serviços de atendimento Móvel e Urgência) está sendo construído com recursos, com previsão de entrega para o mês de fevereiro.  

No quesito Agricultura, Jailson afirmou que somente esse ano, foram feitos mais de 80 pequenos açudes para os agricultores. 121 famílias foram beneficiadas com total de 316 linhas aradadas, sendo realizadas ainda 631 viagens em benefício ao homem e à mulher do campo.  

Nas suas considerações finais, o prefeito agradeceu a todos os presentes e à população de Lima Campos e região. Jailson se emocionou ao lembrar que são 07 anos à frente da prefeitura, no qual ele exclamou que foi uma jornada de grande aprendizagem. Por fim, afirmou que 2020 será o ano de ouro para a cidade de Lima Campos.  Em relação à sucessão, o Prefeito afirmou que seu grupo está unido, e ainda necessitam fazer uma grande reunião para arrematar tal questão política.  


Com ajuda texto do blog tribuna 101

0 comentários:

Postar um comentário

PEDREIRAS FELIZ

PEDREIRAS FELIZ
PEDREIRAS - MARANHÃO

Novelty telecom

Novelty telecom
Lima Campos

LABORATÓRIO BOM PASTOR

LABORATÓRIO BOM PASTOR
LIMA CAMPOS

Dr. Jailson Silva

Dr. Jailson Silva
Advogado

D´ GUST

D´ GUST
RESTAURANTE E CERVEJARIA

RESTAURANTE DA NÁFIA

RESTAURANTE DA NÁFIA
LIMA CAMPOS

BRASIL GÁS

BRASIL GÁS
LIMA CAMPOS

IMOVEISMA

IMOVEISMA
PEDREIRAS - MARANHÃO

Receber Noticias

Facebook