sexta-feira, 8 de novembro de 2019
Nesta quinta-feira (07), o Supremo Tribunal Federal reavaliou, mias uma vez, a proibição ou não da prisão após a condenação em 2ª instância.
Por 6 votos a 5, os ministros do STF decidiram mudar o entendimento anterior e proibiram a prisão até o trânsito em julgado (fase em que não cabe mais recurso), pois entendem que a execução provisória da pena fere o princípio da presunção de inocência.
O julgamento estava empatado por 5 a 5, mas o voto de desempate foi dado pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, o último a se manifestar. Veja abaixo os votos dos ministros.
Um dos presos que poderá ser beneficiado com esta decisão é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja sentença ainda não transitou em julgado. Além de Lula, a expectativa é que outros 5 mil presos, também podem ter o benefício.
Vale destacar que a aplicação da decisão não é automática para os processos nas demais instâncias do Judiciário. Caberá a cada juiz analisar, caso a caso, a situação processual dos presos que poderão ser beneficiados com a soltura.
 A defesa do ex-presidente Lula já assegurou que na sexta-feira (08), entrará com um pedido de soltura no STF.
É aguardar e conferir.

Um comentário:

  1. O ministro Edson Fachin disse: "Não há, em face dessa decisão, nenhuma liberação automática de quem quer que esteja preso por condenação em confirmação de segunda instância. A consequência que tem é que retira-se o fundamento que, até agora, era majoritário e, a partir de agora, os juízes decretarão ou não as prisões cautelares" Portanto o enunciado de que está proibida a prisão em segunda instância está incorreto

    ResponderExcluir

PEDREIRAS FELIZ

PEDREIRAS FELIZ
PEDREIRAS - MARANHÃO

DR. MATEUS ATTA

DR. MATEUS ATTA
ADVOGADO

SÃO LUIS/MA

SÃO LUIS/MA

ESTAÇÃO DA PIZZA

ESTAÇÃO DA PIZZA
Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wabiz.delivery.estacaodapizza

Buffet D´Gust

Buffet D´Gust
LIMA CAMPOS

Novelty telecom

Novelty telecom
Lima Campos

Dr. Jailson Silva

Dr. Jailson Silva
Advogado

LAVA JATO DO DJ

LAVA JATO DO DJ
LIMA CAMPOS

BRASIL GÁS

BRASIL GÁS
LIMA CAMPOS

Receber Noticias

Facebook