sexta-feira, 5 de julho de 2019

 
A integração do município de Lima Campos à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), mais conhecida no Maranhão como Empresa Fácil, pode ser considerada um exemplo estadual, especialmente para a região do Médio Mearim.

O município está entre os 217 que mais avançaram na utilização do sistema online de registro empresarial. Enquanto alguns municípios da região ainda estão fazendo somente consulta prévia de localização e emitindo o alvará provisório, a prefeitura de Lima Campos já está apta a emitir, pelo Empresa Fácil, uma série de documentos eletrônicos como Inscrição Municipal, Alvará Provisório, Alvará de Localização e Alvará Sanitário.

De acordo com o presidente da Junta Comercial do Maranhão, Sérgio Sombra, a integração do sistema se deu de forma exemplar pela Prefeitura. “O entendimento dos gestores e dos servidores envolvidos no processo de que o Empresa Fácil pode ser significativo avanço para o desenvolvimento local foi crucial para esse destaque. Ao desburocratizar os processos, com todos os trâmites reunidos em um mesmo ambiente, os empreendedores percebem maior segurança e eficiência de suas demandas e o resultado disso é a redução da informalidade, mais empresas e mais empregos”, explicou o presidente da Jucema.

Ao avaliar os benefícios para os cidadãos, o prefeito Jailson Fausto reforçou que essa parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado faz parte de uma série de ações que visam estimular o empreendedorismo no município. Além da adesão à RedeSim/Empresa Fácil, ele cita a criação da Sala do Empreendedor como mais um dispositivo para fortalecer a iniciativa empresarial na cidade.

“Este sistema é um ganho para o meio empresarial. Dentre as vantagens, podemos citar a atualização online dos cadastros, a diminuição no tempo de tramitação e a oferta ao cidadão de transparência no acompanhamento do seu processo, tudo dentro de uma mesma plataforma”, pontuou o prefeito Jailson Fausto.

Antes da implantação da RedeSim/Empresa Fácil, o tempo necessário para a realização de todo o processo na Junta Comercial era em torno de 90 dias. Atualmente, esse tempo dura em média 5 horas para que o empresário tenha seu processo finalizado na Jucema.

Capacitação Local

No escopo de treinamentos sobre a utilização do sistema, a região do Médio Mearim também recebeu orientações gratuitas. As capacitações reuniram mais 90 contadores, técnicos das prefeituras e profissionais da área que buscaram conhecer detalhes da utilização do sistema e tirar dúvidas sobre as principais dificuldades na operacionalização dos procedimentos online de abertura de empresas.

Do Blog Carlos Barroso

0 comentários:

Postar um comentário

PEDREIRAS FELIZ

PEDREIRAS FELIZ
Lugar de gente feliz

ARMAZÉM PARAÍBA

ARMAZÉM PARAÍBA
Sucesso em qualquer lugar!

Clínica Santo Expedito

Clínica Santo Expedito
Sua saúde merece o melhor!

Ótica Madrid

Ótica Madrid
Cuidando da saúde dos seus olhos

Novelty telecom

Novelty telecom
Lima Campos

BRASIL GÁS

BRASIL GÁS
LIMA CAMPOS

Dr. Jailson Silva

Dr. Jailson Silva
Advogado

DR. MATEUS ATTA

DR. MATEUS ATTA
ADVOGADO

Receber Noticias

Facebook