sexta-feira, 5 de julho de 2019

 
A integração do município de Lima Campos à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), mais conhecida no Maranhão como Empresa Fácil, pode ser considerada um exemplo estadual, especialmente para a região do Médio Mearim.

O município está entre os 217 que mais avançaram na utilização do sistema online de registro empresarial. Enquanto alguns municípios da região ainda estão fazendo somente consulta prévia de localização e emitindo o alvará provisório, a prefeitura de Lima Campos já está apta a emitir, pelo Empresa Fácil, uma série de documentos eletrônicos como Inscrição Municipal, Alvará Provisório, Alvará de Localização e Alvará Sanitário.

De acordo com o presidente da Junta Comercial do Maranhão, Sérgio Sombra, a integração do sistema se deu de forma exemplar pela Prefeitura. “O entendimento dos gestores e dos servidores envolvidos no processo de que o Empresa Fácil pode ser significativo avanço para o desenvolvimento local foi crucial para esse destaque. Ao desburocratizar os processos, com todos os trâmites reunidos em um mesmo ambiente, os empreendedores percebem maior segurança e eficiência de suas demandas e o resultado disso é a redução da informalidade, mais empresas e mais empregos”, explicou o presidente da Jucema.

Ao avaliar os benefícios para os cidadãos, o prefeito Jailson Fausto reforçou que essa parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado faz parte de uma série de ações que visam estimular o empreendedorismo no município. Além da adesão à RedeSim/Empresa Fácil, ele cita a criação da Sala do Empreendedor como mais um dispositivo para fortalecer a iniciativa empresarial na cidade.

“Este sistema é um ganho para o meio empresarial. Dentre as vantagens, podemos citar a atualização online dos cadastros, a diminuição no tempo de tramitação e a oferta ao cidadão de transparência no acompanhamento do seu processo, tudo dentro de uma mesma plataforma”, pontuou o prefeito Jailson Fausto.

Antes da implantação da RedeSim/Empresa Fácil, o tempo necessário para a realização de todo o processo na Junta Comercial era em torno de 90 dias. Atualmente, esse tempo dura em média 5 horas para que o empresário tenha seu processo finalizado na Jucema.

Capacitação Local

No escopo de treinamentos sobre a utilização do sistema, a região do Médio Mearim também recebeu orientações gratuitas. As capacitações reuniram mais 90 contadores, técnicos das prefeituras e profissionais da área que buscaram conhecer detalhes da utilização do sistema e tirar dúvidas sobre as principais dificuldades na operacionalização dos procedimentos online de abertura de empresas.

Do Blog Carlos Barroso

0 comentários:

Postar um comentário

EMPRESA SEGURANÇA PRIVADA

EMPRESA SEGURANÇA PRIVADA
LIMA CAMPOS - MA

LABORATÓRIO BOM PASTOR

LABORATÓRIO BOM PASTOR
LIMA CAMPOS - MA

Receber Noticias

Facebook

Brasileiro (A)