sábado, 28 de julho de 2018

Bolsonaro lidera entre eleitor evangélico, com ou sem Lula candidato


O deputado federal e presidenciável Jair Bolsonaro (ao centro) participou da Marcha para Jesus, em maio, ao lado do senador Magno Malta (PR-ES) (de camiseta preta) (Gabriela Biló/Estadão Conteúdo)
Candidato do PSL à Presidência da República, o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ) lidera a preferência do eleitorado evangélico na disputa pelo Palácio do Planalto. Segundo pesquisa exclusiva feita pelo Ideia Big Data a pedido de VEJA, o capitão da reserva do Exército está na dianteira da corrida presidencial entre adeptos de todas as vertentes da religião (Pentecostal, Batista, Protestante e Neopentecostal, entre outras) nos dois cenários eleitorais testados: com e sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
Os evangélicos são cerca de um terço da população brasileira e, conforme o Ibope, representam cerca de 27% dos eleitores do país, proporção nada desprezível que a cada dois anos leva candidatos aos mais diversos cargos à busca pelo apoio político de líderes religiosos.
Entre os evangélicos pentecostais, levando em conta o petista entre os candidatos ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro tem 25% da preferência, Lula tem 24% e a ex-ministra Marina Silva (Rede), que é fiel da Assembleia de Deus, 13%. Brancos e nulos somam 9% e indecisos, 8%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Considerando os evangélicos batistas, Bolsonaro tem 28% das intenções de voto, ante 22% do ex-presidente e 13% do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB). Brancos e nulos são 10% entre os batistas e indecisos somam 9%.
O candidato do PSL também lidera entre os evangélicos protestantes, neopentecostais e outras vertentes, com 31% da preferência. Lula, neste caso, tem 26% das intenções de voto e Marina, 7%, empatada na margem de erro com Ciro Gomes (PDT), com 6%. Brancos e nulos totalizam 17% e indecisos, 5%.
A preferência pelo candidato do PSL pode ser explicada, em parte, pelo conservadorismo do eleitor evangélico a respeito de costumes e pela posição contrária dos fiéis a temas como aborto e legalização das drogas, combatidos por Jair Bolsonaro em seu discurso.
O presidenciável tinha como “plano A” à vaga de vice em sua chapa o senador Magno Malta (PR-ES), que é pastor evangélico e o acompanhou na Marcha Para Jesus, tradicional evento evangélico, em maio. A negociação naufragou por resistência do PR e a decisão de Malta em concorrer à reeleição ao Senado.
Cenário sem Lula
Com Lula fora da disputa pela Presidência – possibilidade jurídica mais provável, com o enquadramento do petista, condenado em segunda instância, na Lei da Ficha Limpa – Jair Bolsonaro mantém a liderança e oscila dentro da margem de erro na preferência dos evangélicos em relação aos cenários com o ex-presidente.
Diante da pulverização da preferência dos fiéis por Lula e do crescimento do número de indecisos, contudo, a vantagem dele em relação aos demais candidatos aumenta. O candidato indicado pelo PT e apoiado pelo ex-presidente marca, no máximo, 13% das intenções de voto.
Entre os evangélicos pentecostais, Bolsonaro tem 27% da preferência, ante 15% de Marina Silva e 8% do candidato petista ungido por Lula. Brancos e nulos somam 15% e indecisos são 18%.
O deputado federal tem 28% da preferência dos evangélicos batistas, vertente em que Marina e Geraldo Alckmin aparecem empatados com 9%. O candidato do PT e o senador Alvaro Dias (Podemos) também ficam em igualdade, com 5% cada. Brancos e nulos são 14% entre os batistas, entre os quais 25% estão indecisos.
A preferência dos evangélicos protestantes, neopentecostais e outras vertentes por Jair Bolsonaro é de 28% no cenário sem Lula. Nesta circunstância, o indicado pelo PT tem 13%, à frente de Marina Silva, com 8%, e Ciro Gomes, com 7%. Brancos e nulos correspondem a 23% das intenções de voto e indecisos totalizam 12%.
A pesquisa do Ideia Big Data entrevistou 2.036 eleitores no total, distribuídos entre 134 municípios em 25 estados e no Distrito Federal, entre os dias 20 e 23 de julho. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação BR-04178/2018.
Fonte: Veja 

0 comentários:

Postar um comentário

PEDREIRAS FELIZ

PEDREIRAS FELIZ
PEDREIRAS - MARANHÃO

DR. MATEUS ATTA

DR. MATEUS ATTA
ADVOGADO

ESTAÇÃO DA PIZZA

ESTAÇÃO DA PIZZA
Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.wabiz.delivery.estacaodapizza

Novelty telecom

Novelty telecom
Lima Campos

Dr. Jailson Silva

Dr. Jailson Silva
Advogado

LAVA JATO DO DJ

LAVA JATO DO DJ
LIMA CAMPOS

BRASIL GÁS

BRASIL GÁS
LIMA CAMPOS

Receber Noticias

Facebook