segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Conheça Bita do Barão e seus mistérios em Codó!  

Com 108 anos de idade o mestre Bita, como é chamado pelos seus filhos de santo, mantém a saúde em dia e confessa que ganhou esse nome pelo qual é conhecido em diversos locais e até fora do país por dois motivos: Bita, por ser muito traquino na infância e gostar de subir em árvores, então seu pai o considerava igual a um bode que pulava bastante e resolveu chama-lo assim.

Já Barão é o nome do chefe espiritual que entrou na vida do menino de Codó e começou a mudar o comportamento e a dar um conhecimento espiritual que o fez um dos guias mais respeitados do país. 

No inicio quando eu e minha mãe percebemos que algo diferente acontecia comigo foi estranho, tinha horas que eu era o Bita, outra hora que eu era o Barão. Sofri muito preconceito, tinha que atender as pessoas que me procuravam escondido para não ser pego pela polícia, já que naquela época a igreja católica tinha muito poder”, acrescenta o pai de santo. De família católica, Bita do Barão nasceu em Codó a aproximadamente 300 km de São Luís, cidade onde vive e até hoje realiza cerca de 100 atendimentos. Segundo ele, são pessoas que buscam cura para a saúde e solucionar problemas emocionais, relacionados a trabalho e política. “Muita gente me procura e não é pouca não, dependendo do problema é praticado um trabalho com luz e orientação, que eu não sei explicar, porque na hora da consulta não é o Bita que atende e sim o Barão”

Pai de duas filhas biológicas uma delas já falecida e de mais 16 filhos adotados, o guia espiritual se considera um homem simples, corajoso e de fé, que busca perpetuar seu trabalho orientando quem precisa. Como parte da expansão do seu trabalho, ele reinaugurou em São Luís a Casa de Marinha. O local é uma casa de umbanda que dá continuidade em São Luís aos trabalhos realizados em Codó. A mãe de santo da casa será uma das filhas espirituais de Bita, Maria Conceição Palhano ou mãe pequena que herdou a sabedoria da linha de umbanda da mãe, e há vinte anos segue a hierarquia. “É uma responsabilidade muito grande, gosto do que faço e tenho que dar continuidade ao trabalho deixado por minha mãe que faleceu no ano passado” diz, Maria Palhano. Devoção pela santa Bita do Barão é devoto de Santa Luzia e se tornou seguidor dos princípios da santa após enfrentar problemas de saúde e ter que fazer uma cirurgia de catarata. Após se recuperar do problema começou a seguir terreiros de devotos da santa como o de pai Joãozinho, no bairro Vila Nova na capital. Considerado o “bruxo” dos políticos, Bita do Barão já foi tema de documentários produzidos por redes internacionais e vez por outra é destaque na imprensa brasileira levando o nome de Codó para o mundo. Muitos não gostam de a cidade ser identificada como a terra da macumba, já que a população é de 118 mil habitantes e a maioria, pelo menos 85% declaram-se católicos. 
A mais recente publicação envolvendo Bita do Barão é datada do dia 07 de abril de 2013, feita pela Revista O Globo. A equipe das Organizações Globo esteve no município e fez uma minuciosa produção sobre a vida e o trabalho do líder da umbanda em Codó. Uma declaração de Bita do Barão à revista chama atenção. De acordo com a publicação feita na Revista, o umbandista teria dito que os políticos pedem de tudo – “OS POLÍTICOS PEDEM VOTO, PEDEM PARA VENCER E ENCHER O BOLSO DE DINHEIRO. DINHEIRO! DINHEIRO! DINHEIRO”, disse mestre Bita .
  Dentre diversas histórias conta-se que no ano de 1985 os tambores soaram por 7 dias dia e noite, quando Tancredo Neves morreu e deixou a presidência da Republica para o então vice José Sarney.

  Boatos que que rola na cidade é outros grandes políticos já foram visitar o Babalorixá, como o atual presidente Michel Temer antes da votação que derrubou a Dilma, outro é  o ex-presidente Fernando Collor de Melo, entre muitos governadores deputados, prefeitos e vereadores.   

  








Aqui no Blog você pode até responder escrevendo algo falando da religião, seita, dança folclórica ou ato cultural de alguém ou povos. Mas não esqueça de sempre repeitar.
       

0 comentários:

Postar um comentário

CENTRAL DE ATENDIMENTO

CENTRAL DE ATENDIMENTO
LIMA CAMPOS

PEDREIRAS FELIZ

PEDREIRAS FELIZ
PEDREIRAS - MARANHÃO

PIZARIA & HAMBURGUERIA SAADS

PIZARIA & HAMBURGUERIA SAADS
LIMA CAMPOS

Novelty telecom

Novelty telecom
Lima Campos

Dr. Jailson Silva

Dr. Jailson Silva
Advogado

LAVA JATO DO DJ

LAVA JATO DO DJ
LIMA CAMPOS

BRASIL GÁS

BRASIL GÁS
LIMA CAMPOS

Receber Noticias

Facebook