segunda-feira, 9 de outubro de 2017
Conheça Bita do Barão e seus mistérios em Codó!  

Com 108 anos de idade o mestre Bita, como é chamado pelos seus filhos de santo, mantém a saúde em dia e confessa que ganhou esse nome pelo qual é conhecido em diversos locais e até fora do país por dois motivos: Bita, por ser muito traquino na infância e gostar de subir em árvores, então seu pai o considerava igual a um bode que pulava bastante e resolveu chama-lo assim.

Já Barão é o nome do chefe espiritual que entrou na vida do menino de Codó e começou a mudar o comportamento e a dar um conhecimento espiritual que o fez um dos guias mais respeitados do país. 

No inicio quando eu e minha mãe percebemos que algo diferente acontecia comigo foi estranho, tinha horas que eu era o Bita, outra hora que eu era o Barão. Sofri muito preconceito, tinha que atender as pessoas que me procuravam escondido para não ser pego pela polícia, já que naquela época a igreja católica tinha muito poder”, acrescenta o pai de santo. De família católica, Bita do Barão nasceu em Codó a aproximadamente 300 km de São Luís, cidade onde vive e até hoje realiza cerca de 100 atendimentos. Segundo ele, são pessoas que buscam cura para a saúde e solucionar problemas emocionais, relacionados a trabalho e política. “Muita gente me procura e não é pouca não, dependendo do problema é praticado um trabalho com luz e orientação, que eu não sei explicar, porque na hora da consulta não é o Bita que atende e sim o Barão”

Pai de duas filhas biológicas uma delas já falecida e de mais 16 filhos adotados, o guia espiritual se considera um homem simples, corajoso e de fé, que busca perpetuar seu trabalho orientando quem precisa. Como parte da expansão do seu trabalho, ele reinaugurou em São Luís a Casa de Marinha. O local é uma casa de umbanda que dá continuidade em São Luís aos trabalhos realizados em Codó. A mãe de santo da casa será uma das filhas espirituais de Bita, Maria Conceição Palhano ou mãe pequena que herdou a sabedoria da linha de umbanda da mãe, e há vinte anos segue a hierarquia. “É uma responsabilidade muito grande, gosto do que faço e tenho que dar continuidade ao trabalho deixado por minha mãe que faleceu no ano passado” diz, Maria Palhano. Devoção pela santa Bita do Barão é devoto de Santa Luzia e se tornou seguidor dos princípios da santa após enfrentar problemas de saúde e ter que fazer uma cirurgia de catarata. Após se recuperar do problema começou a seguir terreiros de devotos da santa como o de pai Joãozinho, no bairro Vila Nova na capital. Considerado o “bruxo” dos políticos, Bita do Barão já foi tema de documentários produzidos por redes internacionais e vez por outra é destaque na imprensa brasileira levando o nome de Codó para o mundo. Muitos não gostam de a cidade ser identificada como a terra da macumba, já que a população é de 118 mil habitantes e a maioria, pelo menos 85% declaram-se católicos. 
A mais recente publicação envolvendo Bita do Barão é datada do dia 07 de abril de 2013, feita pela Revista O Globo. A equipe das Organizações Globo esteve no município e fez uma minuciosa produção sobre a vida e o trabalho do líder da umbanda em Codó. Uma declaração de Bita do Barão à revista chama atenção. De acordo com a publicação feita na Revista, o umbandista teria dito que os políticos pedem de tudo – “OS POLÍTICOS PEDEM VOTO, PEDEM PARA VENCER E ENCHER O BOLSO DE DINHEIRO. DINHEIRO! DINHEIRO! DINHEIRO”, disse mestre Bita .
  Dentre diversas histórias conta-se que no ano de 1985 os tambores soaram por 7 dias dia e noite, quando Tancredo Neves morreu e deixou a presidência da Republica para o então vice José Sarney.

  Boatos que que rola na cidade é outros grandes políticos já foram visitar o Babalorixá, como o atual presidente Michel Temer antes da votação que derrubou a Dilma, outro é  o ex-presidente Fernando Collor de Melo, entre muitos governadores deputados, prefeitos e vereadores.   

  








Aqui no Blog você pode até responder escrevendo algo falando da religião, seita, dança folclórica ou ato cultural de alguém ou povos. Mas não esqueça de sempre repeitar.
       

0 comentários:

Postar um comentário

Rede Sociais

Receber Noticias

Facebook

Horóscopo

Brasileirão (A)

Carregando...
Brasileirão

NOVELTY telecom

NOVELTY telecom
LIMA CAMPOS

DIST. BRASIL GÁS

DIST. BRASIL GÁS
ÁGUA É VIDA